Afinal, que diabos é isso de 1% nos motoclubes?

Muita gente me pergunta que diabos é aquilo de "1%" nos coletes de alguns membros de
motoclubes. E realmente, à cada dia, estão surgindo motoclubes, e com isso vários membros adotam o "1%" em seus coletes. Eu acredito que nesses novos clubes, muitos integrantes nem sabem o que significa, acham que está na moda (risos).

Bom, eu também não sabia e em uma oportunidade eu perguntei a um amigo o que era aquilo no peito dele significava, ele, meio sem graça me explicou que o significado era que ele era 1% dos membros de seu clube e que quando estavam juntos se tornavam 100% (mais risos). Claro que eu não acreditei, e perguntei a ele que se entrasse mais um membro em seu MC ele mudaria a placa para "1,01%".
Porém, acredito que ninguém sabe ao certo os detalhes sobre esta história, pois, houve muita mentira e sensacionalismo envolvidos.
O certo é, quase todos da época já se foram e os que estão vivos parecem não ter tanto interesse em esclarecer o fato.

Então, deixamos de encher chouriço. Resumindo.
Em meados de 1940, os clubes de motociclismo ainda tinham fama de "bonzinhos", pois o ambiente era muito familiar. Neste mesmo tempo existia a AMA (Associação de Motociclistas Americanos), onde um clube só era reconhecido se fizesse parte dela. Os motoclubes afiliados à AMA tinham direito de participar de competições de velocidade dentre outras. Deixando aqueles que não eram afiliados de fora. E essas competições era um fator importante para a criação e difundimento dos clubes, pois era a AMA que cuidava da premiação, divulgação e organização desses eventos.

No 4 de julho de 1947, na cidade de Hollister - Caifornia em um desses eventos, a coisa saiu do controle e alguns motociclistas saíram pelas ruas extremamente bêbados e fazendo rachas entre si.

Daí os jornais muito sensacionalistas divulgaram reportagens dizendo que eles haviam depredado toda a cidade que haviam em média 4.000 deles. O que era uma grande mentira.

Tá, e o que isso tem haver com o 1%?

Calma, estamos chegando lá...

Com este acontecimento repercutindo em todo o território americano, a AMA se pronunciou dizendo que 99% das pessoas que estavam lá, eram pessoas de boa índole. E que os baderneiro eram aqueles não afiliados.

E depois de muita "putaria" esses outros clubes ficaram "putos" e decidiram montar os motoclubes Outlaw. E com base na declaração da AMA, ele se auto denominaram os 1%. Já que, segundo a AMA 99% dos motociclistas eram "bonzinhos", eles se auto intitularam os 1%er. Ou seja os baderneiros.

Com isso vieram as brigas, formação de gangues, tráfico de drogas e etc. E até hoje os 1%er ou 1% são conhecidos como criminosos e desordeiros.

Mas como eu disse no início, aqui no Brasil, são poucos os clubes que realmente seguem esta marca, os outros são só modinhas mesmo. Agora lá fora o bicho pega...

Espero ter esclarecido, caso ainda tenha alguma dúvida dê uma pesquisada na internet e deixa de ser preguiçoso.


Comentários